PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Conheça a história e todos os principais fatos que ocorreram na nossa paróquia

a padroeira

A devoção à Nossa Senhora dos Prazeres iniciou em Alcântara (Portugal) por volta de 1590.

Conta-se que uma imagem da Virgem apareceu sobre uma fonte. Curas e milagres aconteceram com o povo que bebia desta água. A Senhora milagrosa apareceu à uma menina e pedia a ela que fosse construída uma Igreja no local. O custo se espalhou rapidamente.

 

O título Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecido como 'Nossa Senhora das Alegrias", devoção de origem Franciscana, que fala das sete alegrias de Nossa Senhora: Anunciação do Anjo, Saudação de Isabel, Nascimento de Jesus, Adoração dos Magos do Oriente ao Menino Jesus, encontro de Jesus no templo entre os doutores, aparição de Jesus ressuscitado e sua coroação no céu como Rainha e servidora do povo de Deus.

 

A data original da festa é a segunda-feira depois da páscoa. Nesta paróquia adotou-se o dia de Assunção de Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora dos Prazeres

Santa Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe de todos,  Nossa Senhora dos Prazeres. Nós a amamos e, confiantes a invocamos  como companheira nas horas dolorosas da vida. Ensine-nos, Mãe querida, a contemplar as alegrias vividas em sua própria vida: na anunciação, na visita à sua prima Isabel, no nascimento de Jesus, na visita dos Magos do Oriente, no encontro com Jesus Menino no Templo, na vinda do Espírito Santo, e na coroação, no céu, como rainha e servidora do Povo de Deus. Ensine-nos a alegria de sermos cristãos e discípulos do seu Filho. Senhora da verdadeira alegria, por sua intercessão pedimos pelas pessoas tristes, para que encontrem em Jesus, a alegria e o prazer de viver e saibam que são amadas por Deus. Nessa esperança, certos de que não seremos desiludidos, queremos viver e caminhar nesta vida, ó Santa Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres. Amém.

Por: Pe. Humberto Robson de Carvalho

história da paróquia

Fundação

A Paróquia foi criada por Dom José Gaspar de Fonseca e Silva, então arcebispo de São Paulo, em 25 de janeiro de 1940, sob o título de "Nossa Senhora da Consolata", constituída de duas capelas existentes: a capela São José (onde hoje está a Cúria de Santana) e a Capela Santa Luzia.

No entanto, por uma promessa de Dom José Gaspar à colônia da cidade de Bemposta de Portugal, a devoção da padroeira sempre foi Nossa Senhora dos Prazeres. A mudança do nome da padroeira atual se deu em 21 de agosto de 1951, com a aprovação da Santa Sé.

Como não houvesse ainda a igreja matriz, no dia 5 de agosto de 1941, na capela de São José, tomou posse como primeiro pároco, o padre Antonio Anacleto Brandão de Oliveira.

Em 1942 a concregação dos Padres Estigmatinos construiu o seu Instituto Teológico no território da Paróquia e pelo tempo em que ele existiu, a paróquia foi a eles confiada. Em 1947, os Estigmatinos entregaram a paróquia à Cúria. Em 1949, chegaram as irmãs Camilianas que compraram o prédio do Instituto Teológico enquanto os Missionários da Salete assumiram a Paróquia, até maio de 1950.

Em 25 de junho de 1950, toma posse como pároco diocesano, o padre Júlio Martins Serra, permanecendo até a sua morte, ocorrida no dia 10 de julho de 1991.

Fatos Históricos

05 de setembro de 1941 - O padre Antonio Anacleto Brandão de Oliveira, inicia-se o Apostolado da Oração.

14 de setembro de 1941 - Fundação da Pia União das Filhas de Maria

13 de dezembro de 1941 - Fundação da Cruzada Eucarística

8 de abril de 1945 – Missa Campal no terreno onde será construída a nova Matriz. Este terreno foi doado pelos imigrantes portugueses da cidade de Bemposta em Portugal.

22 de agosto de 1949 - A Paróquia foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria

3 de agosto de 1950 – Com a necessidade de uma preparação material para as mães, o Pe. Júlio solicita ao SESI a criação de curso de corte e costura nas capelas. Também se inicia nesta época as atividades do Jardim da Infância no dia 23 de setembro na Capela Santa Luzia e no dia 3 de outubro na Capela São José.

1º Abril de 1951 – Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo, celebrou a missa e em seguida fez o lançamento da pedra fundamental da nova matriz.

2 de junho de 1951 - Criação da primeira comissão de construção da nova Matriz.

18 de agosto de 1951- Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, bispo auxiliar de São Paulo, faz a sua primeira visita pastoral nesta paróquia.

1 de março de 1957 – Primeiro ato litúrgico no espaço do que seria a nova Matriz.

Semana Santa de 1957 –  Celebração da Semana Santa na Cripta da nova Matriz. A quinta-feira santa, o lava-pés e a missa da instituição da Eucaristia marcaram a abertura oficial da nova Matriz. E como não havia segurança alguma, era preciso colocar tudo de manha e guardar nas casas particulares, inclusive as imagens.

28 de abril de 1957 – Festa da Padroeira e mudança definitiva dos atos litúrgicos para a nova Matriz. Presença dos paroquianos e dos portugueses de Bemposta. Com a mudança da paróquia, materiais da Capela São José e Santa Luzia são emprestados à Matriz. Para centralizar o atendimento da Paróquia, fecharam-se as capelas temporariamente e são destinadas a Obras Sociais. O pároco continuou morando em casa alugada.

12 de abril de 1958 – Benção da Casa Paroquial onde passam a residir o Pároco e sua mãe.

párocos e administradores paroquiais

1941-  P. Antonio Anacleto Brandão de Oliveira

1942 - P. João Eondrez

1942- P. João Batista Consolaro

1945- P. Ângelo Pozzani

1947- P. José Bazzon e P. Modesto Nunes

1948- P. Vitório Zanin 

1949- P. Gino Righetti

1950- Missonários da Salette

1950- P. Júlio Martins Serra

1991- P. Nadir Sérgio Granzotto

2007- P. Carlos Alberto Doutel

2009- P. Humberto Robson de Carvalho

CONTATO

Expediente: Segunda à Sábado
8h às 12h | 14h às 17h

 

      (11) 2979-9371 

 

Av. General Ataliba Leonel, 3013

Parada Inglesa - São Paulo - SP

paroquia.nsprazeres@yahoo.com.br

INSCREVA-SE

Fique por dentro da sua paróquia!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 -  Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Pascom Nsra dos Prazeres & Hup Tec